As videochamadas no Whatsapp estão sendo liberadas para todos os usuários

em Blog

O WhatsApp disponibilizou a opção de chamadas de voz em março de 2015. Desde então, falamos sobre a chegada do esperado recurso de videochamadas. Há algumas semanas as videochamadas no WhatsApp já estavam disponíveis para quem é testador beta do mensageiro e agora o recurso chega de forma oficial a todos os usuários. Confira os detalhes abaixo.

Usuários do WhatsApp já podem realizar videochamadas entre si, usuários do iOS e Windows Phone. Acessando a imagem do perfil do usuário, ou clicando no ícone para de chamadas, a opção para ligação em vídeo irá aparecer automaticamente. Você poderá usar a câmera frontal ou a traseira ou silenciar a videochamada. O processo é muito parecido com aquilo que temos no Duo.

O update está sendo liberado aos poucos

Depois da chamada de vídeo, você poderá avaliar a qualidade da ligação, assim como temos no Skype, por exemplo. 

Se o recurso não estiver funcionando perfeitamente, ou se você receber a mensagem dizendo que as chamadas em vídeo ainda não estão disponíveis, tente forçar a função acessando as configurações do app, forçar a parada e limpar o cache e os dados do app. Alerta: faça um backup dos dados e imagens antes, pois ao realizar a limpeza dos dados, você irá perder tudo! Será necessário fazer o login no serviço novamente.

Em seu blog oficial, o WhatsApp informa que o update está sendo liberado aos poucos e, para contar com o novo recurso, será necessário atualizar o aplicativo a partir da Play Store:

Dentro dos próximos dias, mais de um bilhão de usuários do WhatsApp poderão fazer chamadas de vídeo nas plataformas Android, iPhone e Windows Phone.

Além disso, para completar a ligação, será necessário que os seus contatos atualizem o WhatsApp para a nova versão. 

Em agosto, o Google disponibilizou o Duo, um aplicativo voltado exclusivamente para videochamadas. Além deste, aplicativos como o Facebook Messenger, Hangouts e até o ICQ já oferecem a opção de chamadas de vídeo. Assim, era mais do que esperado que o WhatsApp, com mais de 1 bilhão de usuários, trouxesse essa opção ao mercado o mais rápido possível.

Quão útil é a função de videochamadas no WhatsApp?

Recentemente, usando o Google Duo, a minha experiência é a de que videochamadas têm um consumo do plano de dados por ligação muito alto. Na conexão 4G, em uma conversa de pouco menos de cinco minutos, 161MB do plano foram consumidos. Assim, ou você assina um plano WhatsApp ilimitado ou faz chamadas em vídeo apenas usando o Wi-Fi, para fazer este recurso valer a pena.

Agora, o interessante sobre a adoção deste recurso pelo WhatsApp estaria no grande número de usuários do app, bem como na segurança oferecida pelo serviço. Assim como as mensagens de textos, todos os anexos e também as chamadas de voz são codificadas (criptografia ponta a ponta) no mensageiro, muito provavelmente as videochamadas o serão.

Você já está usando o recurso de videochamadas no WhatsApp?

Fonte: WhatsApp