Como editar fotos e aplicar filtros profissionais usando o Snapseed

em Blog

O Snapseed é um aplicativo do Google com ferramentas completas para edição de fotos, incluindo diferentes filtros. Com interface em português e gratuito para baixar, o recurso oferece efeitos com ajustes profissionais para deixar suas imagens perfeitas. É possível regular brilho, saturação, intensidade, colocar a foto em preto e branco e até adicionar desfoque personalizado.

Para quem gosta de registrar selfies, o app reconhece seu rosto para aplicar efeitos de beleza e iluminação, com apenas alguns toques. Aproveite para deixar as imagens com estilo retrô ou destacar paisagens em HDR. Conheça todas as dicas neste tutorial para celulares Android e iPhone (iOS).

Passo 1. Baixe e instale o Snapseed no seu celular. Para acessar os efeitos, toque em “Abrir” na tela inicial do app e selecione uma das fotos na sua galeria.

Passo 2. Em seguida, toque no ícone de “lápis” para iniciar a edição. Role a tela até encontrar a categoria de “Filtros”. Lá estarão listados todos os efeitos disponíveis no app.

Passo 3. Vamos começar mostrando como funciona o “Efeito de Foco”. Note que há dois tipos de marcadores de foco: circular e com linhas. Você pode arrastar os dedos na tela para aumentar e diminuir a área de foco (perto do ponto azul) e desfoque (mais para as bordas). No ícone central do menu também é possível escolher o grau de desfoque, transição ou até vinheta. Para aumentar ou diminuir a intensidade, arraste a barra azul do topo da tela para a direita e esquerda. Para aplicar o efeito, toque no ícone de “check” no canto direito.

Passo 4. Já o “Brilho de Glamour” permite aplicar efeitos de iluminação mais sutis e com toque delicado, ideal para selfies ou paisagens. Basta escolher uma das opções na base da tela e ver o resultado na foto. É possível personalizar o brilho, saturação e calor, arrastando a barra azul do topo para a esquerda (reduzir intensidade) ou direita (aumentar). Aplique no ícone de “check”.

Passo 5. O “Contraste de tons” aplica filtros baseados em partes escuras e claras na foto. Toque no ícone central para personalizar tons de muito ou pouco brilho/sombras. Para regular a intensidade, arraste a barra azul do topo da tela para a direita (aumentar) ou esquerda (reduzir). Aplique o efeito no botão de “check”.

Passo 6. Já o “HDR Scape” é ideal para dar um tom de aventura para paisagens de natureza ou com pessoas em esportes radicais, por exemplo. Ele pode ser regulado entre leve ou intenso e há ajustes para brilho e saturação. A intensidade do filtro é regulada pela barra azul no topo, arrastando para a esquerda (reduzir) ou direita (aumentar). Aplique no ícone de “check”.

Passo 7. Já filtro de “Drama” deixa as imagens também com sombras destacadas, para um cenário mais marcante. O estilo “Grunge” deixa o cenário mais “gótico”, aplicando ruídos, manchas e mais efeitos na paisagem. Basta escolher uma das opções na base da tela e regular a intensidade na barra a azul do topo. Personalize e aplique no ícone de “check”.

Passo 8. O efeito de “Granulado” adiciona partículas na imagem, para deixar com efeito de antigo. O “Vintage” deixa a foto com aquele estilo retrô. Basta escolher uma das opções na base da tela e regular a intensidade usando a barra azul do topo. Aplique o efeito no botão de “check”.

Passo 9. O “Retrolux” aplica um efeito de iluminação antiga e o “Noir” deixa a paisagem com clima nostálgico, ideal para quem quer deixar a foto mais retrô. Escolha uma das opções e regule a intensidade usando a barra azul, no topo do app. Use o ícone de “check” para aplicar.

Passo 10. O efeito de “Preto e branco” oferece opções mais iluminadas ou escuras, com ajuste na barra azul do topo. Por fim, o usuário pode adicionar uma moldura na foto e basta tocar em um dos itens disponíveis para ver o resultado na imagem. Confirme em “check”.

Passo 11. Para quem gosta de selfies, o filtro de “Rosto” é bem completo com detecção automática. No menu, o ícone de “boneco” permite alterar o tom do rosto para mais claro ou escuro. Já no botão central há ajustes para destaque do rosto, suavização da pele e claridade dos olhos. Para regular, arraste a barra azul no topo da tela para a esquerda (reduzir) e direita (aumentar). Por fim, é possível aplicar efeitos prontos com iluminação e coloração, no terceiro botão. Conclua no ícone de “check”.

 

Agora você pode deixar suas fotos de paisagens e selfies perfeitas com os filtros certos no Snapseed.

 

Fonte TechTudo